Expediente

Expediente

A Revista JRG de Estudos Acadêmicos busca os critérios do WebQualis da Capes, contando, com: Editor Responsável; Conselho Editorial (Comitê de Política Editorial), Corpo Técnico Científico (Pareceristas) e Corpo de Apoio Técnico; ISSN; Linha editorial; Normas de Publicação; Periodicidade; Avaliação Cega dos Artigos do Periódico por Pareceristas (Corpo Técnico Científico); pelo menos 18 artigos por Volume; Afiliação Institucional dos Membros dos Conselhos, dos Autores e Coautores; Títulos, Resumos; Palavras-chave (descritores) em Português e Inglês, respeitando os critérios de exogenia.

Mantenedora da Revista JRG de Estudos Acadêmicos: Editora JRG (DF).

I.Editor Responsável: Mestre Jonas Rodrigo Gonçalves (doutorando).

Afiliação Institucional: Faculdade Processus (DF); Universidade Paulista (SP); Faculdade CNA (DF); Faculdade Sena Aires (GO); Editora JRG (DF). E-mail: professorjonas@gmail.com.

II.Conselho Editorial (Comitê de Política Editorial)

01.Dr. Alessandro Aveni (membro externo).

Afiliação Institucional: Universidade de Brasília (DF); Faculdade Processus (DF).

02.Dr. Arthur Henrique de Pontes Regis (membro externo).

Afiliação Institucional: Faculdade Processus (DF).

03.Dra. Eunice Nóbrega Portela (membra externa).

Afiliação Institucional: Universidade de Brasília (DF).

04.Dra. Renata Costa Fortes (membra externa).

Afiliação Institucional: ESCS/FEPECS/SES-DF; Universidade Paulista (SP).

05.Dr. Renato Bulcão de Moraes (membro externo).

Afiliação Institucional: Universidade Paulista (SP).

06.Me. Maria Aparecida de Assunção (membro externo).

Afiliação Institucional: Faculdade Processus (DF).

07.Me. Jonas Rodrigo Gonçalves (membro interno).

Afiliação Institucional: Faculdade Processus (DF); Universidade Paulista (SP); Faculdade CNA (DF); Faculdade Sena Aires (GO); Editora JRG (DF). E-mail: professorjonas@gmail.com.

Corpo Técnico Científico (Pareceristas)

A avaliação cega dos artigos do periódico é feita por Pareceristas (Corpo Técnico Científico), cuja identidade é preservada pela Revista JRG de Estudos Acadêmicos.

Corpo de Apoio Técnico

01.Daniarly da Costa (membro interno).

Diagramação, indexações, auxílio junto aos autores com a submissão.

Afiliação Institucional: Editora JRG (DF).

02.Esp. Rosilene da Silva Moura (membra externa).

Pedagoga pela UnB; especialista em Revisão de Texto e em Educação.

Afiliação Institucional: Universidade de Brasília (DF).

03.Roseli Aparecida Gonçalves (membra externa).

Pedagoga pela UnB; analista de normas técnicas e metodológicas (ABNT).

Afiliação Institucional: Universidade de Brasília (DF).

III.Linha editorial

A Revista JRG de Estudos Acadêmicos se constitui como um periódico multidisciplinar, com publicações das ciências em geral. Artigos interdisciplinares que, portanto, analisem uma mesma questão a partir de mais de uma ciência também são bem-vindos.

IV.Indexações

A Revista JRG de Estudos Acadêmicos é indexada pelo IBICT com o ISSN: 2595-1661. Também possui indexação nacional e internacional de: SUMÁRIOS.ORG; DIADORIM; Google Acadêmico; Open Journal Systems (OJS); PKP; Latindex.

V.Contato Principal

Jonas Rodrigo Gonçalves

Editor-chefe

Fone+55 (61) 99204-5557

professorjonas@gmail.com

VI.Currículo Resumido dos membros do Conselho Editorial

 

01.Dr. Alessandro Aveni (membro externo).

Afiliação Institucional: Universidade de Brasília (DF); Faculdade Processus (DF).

Doutor em Ciências Políticas pela Universidade de Milan e em Administração pela Universidade Cormercial Luigi Bocconi, ambas na Itália. Bacharel em Administração e Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília-UnB. Possui também Especialização em Estratégia Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Foi Gerente de Desenvolvimento da Rede Comercial e de Planejamento e Controle na Royal Dutch Shell/Itália. Exerceu função como gerente de desenvolvimento da rede comercial, gerente de planejamento e controle na Royal Dutch Shell ,Responsável de Tecnologia da Informação em diversos projetos, sociedades de consultoria e bancos italianos. No Brasil, entre 2005 e 2017, atuou como Professor na UnB, nas modalidades presencial e a distância, em Administração, com ênfase em: Análise de Sistemas, Orçamento, Finanças e Matemática Financeira) e por 5 anos no ensino a distância na UNB. Entre 2009 e 2010 lecionou na Universidade Estadual de Goiás – UEG, como Professor de Administração, com ênfase em: Administração Estratégica, Empreendedorismo e Responsabilidade Social, Gestão de Custos. Entre 2012 e 2014 foi estagiário e docente no departamento de Geografia UnB abordando os temas de política e geografia urbana, geografia econômica, geografia de transportes. Está em processo de conclusão do doutorado. Entre 2016 e 2018 Atuou como Professor de Gestão de projetos e Gestão do Terceiro setor no curso de Administração Pública da Faculdade Processus Campus II (nota 5 MEC) Foi pesquisador no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA em 2015 (Projeto: Rede Urbana do Brasil) Atualmente é Professor de Gestão do Terceiro setor da faculdade Processus, de Empreendedorismo no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico – CDT/UnB, onde atua também no ensino de Graduação e Pós-Graduação no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação ? PPGPRONIT/UnB. Professor voluntário na Multincubadora do CDT onde participa de dois projetos de pesquisa. Ingressou em 2018 no Pód-Doc do Profnit com a pesquisa sobre Indicações Geográficas. É pesquisador do grupo Inovação e pesquisa em transportes – GIPT no CNPQ. http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0240310NX9IPZB. 

02.Dr. Arthur Henrique de Pontes Regis (membro externo).

Afiliação Institucional: Faculdade Processus (DF).

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2003) e em Direito pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB (2008), iniciado o curso na UFPB e concluído no UniCEUB. Mestre (2010) e Doutor (2017) em Bioética pelo Programa de Pós-graduação da Universidade de Brasília – UnB. Advogado militante (sócio-fundador do REGIS & PORTO ADVOCACIA | www.regisporto.adv.br); professor universitário (graduação e pós-graduação); Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética – Regional do Distrito Federal – SBB/DF; membro da Comissão de Bioética, Biotecnologia e Biodireito e da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais, ambas da OAB/DF; membro da Sociedade Brasileira de Bioética; revisor “ad hoc” de períodos (área de bioética, biodireito, direitos animais e direitos fundamentais).

03.Dra. Eunice Nóbrega Portela (membra externa).

Afiliação Institucional: Universidade de Brasília (DF).

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília, área de concentração em Política e Administração da Educação, linha de pesquisa Gestão e Economia da Educação. Pós-Graduada em Administração Escolar e Psicopedagogia. Especialista em Orientação Educacional e Direito Educacional. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Escritora, Pesquisadora do CNPQ/ GRUPPE-UnB. Atualmente é Professora e Coordenadora do Núcleo de Apoio aos Professores na Faculdade Processus e Professora Substituta no Instituto Federal de Goiás- IFG. Ex Membro da Câmara de Tecnologia da Informação e Comunicação FECOMÉRCIO/DF e do Membro do Conselho editorial da Editora Senac-DF. Trabalhou como: Diretora Geral da Faculdade de Tecnologia Senac-DF; Trabalhou como Assessora da Divisão de Educação Profissional- Senac-DF; atuou como Assessora Pedagógica do CBM/DF; Consultora Educacional e Empresarial, Docente Universitária; Coordenadora dos Cursos de Letras e Pedagogia; Coordenadora de Estágio Supervisionado. Exerceu a profissão docente na pós-graduação no UNICEUB, UNB e UNICESP. Trabalhou como Docente e Orientadora de TCC na Policia Militar do DF e no Corpo de Bombeiros do DF. CV: http://lattes.cnpq.br/4499951422512139

04.Dra. Renata Costa Fortes (membra externa).

Afiliação Institucional: ESCS/FEPECS/SES-DF; Universidade Paulista (SP).

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto – Minas Gerais (UFOP/MG). É Especialista em Nutrição Clinica pela Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), Especialista em Clínica e Terapêutica Nutricional pelo Instituto de Pesquisa Capacitação e Especialização (IPCE), Especialista em Nutrição Clínica, Enteral e Parenteral pelo GANEP e Especialista em Nutrição Clínica pela ASBRAN. Possui título de Mestre em Nutrição Humana pelo Curso de Pós-Graduação em Nutrição Humana da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB/DF). É Doutora em Nutrição Humana pela UnB/DF; Preceptora da Residência em Nutrição Clínica do Hospital Regional da Asa Norte do Distrito Federal (HRAN/DF); Coordenadora do Curso de Nutrição da Universidade Paulista do Distrito Federal (UNIP/DF); Professora da Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires de Valparaíso de Goiás (Facesa/GO) e da UNIP (DF). Editora Chefe da Revista de Divulgação Científica Sena Aires (REVISA). Docente Permanente do Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde da ESCS/FEPECS/SES-DF. Em 2008, 2009, 2012, 2013 e 2014 recebeu o I, II, V, VI e VIII Prêmios Científicos Helena Feijó, respectivamente, na modalidade de Nutrição Clínica.Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Terapia Nutricional, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição enteral, nutrição parenteral, cirurgia, fungos medicinais, Agaricaceae, Agaricus sylvaticus e câncer gastrointestinal.

05.Dr. Renato Bulcão de Moraes (membro externo).

Afiliação Institucional: Universidade Paulista (SP).

É graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1989), Mestrado em Ciências Universidade de São Paulo (1997) e Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie (2017). Foi pesquisador de EaD na Escola do Futuro na USP (1993) onde desenvolveu técnicas de gravação de videoaulas, microaulas e participou do Projeto Tidia Ae (2003-2006) e coordenou o Laboratório de Televisão Digital (2006-2007). Atualmente é professor e coordenador do Curso de Licenciatura em Filosofia da UNIP.

06.Me. Maria Aparecida de Assunção (membro externo).

Afiliação Institucional: Faculdade Processus (DF).

Possui mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais em BH, ano de 1993. É pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas de Brasília de 1987 a 1988. É graduada em Administração pela União Educacional de Brasília (1985) . De 2010 até o momento atua na Faculdade Processus. É professora e pesquisadora da Faculdade Processus, onde atualmente é a coordenadora de EaD. Em 2018 elaborou e encaminhou a CAPES/MEC a proposta de mestrado em Ciência Política com ênfase em Políticas Públicas, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. De 2010 a 2013 implantou e coordenou o CST em Secretariado. De 2013 a 2017 implantou e coordenou o curso de Bacharelado em Administração Pública. Em 2016 a 2017 implantou e coordenou o CST em Gestão Pública. De 2015 a agosto de 2017 atuou na FACULDADE DE TECNOLOGIA CNA, onde atuou como professora e coordenou o curso superior de tecnologia em Agronegócio. De 1996 a 2002 atuou como professor substituto no curso de Administração da UnB. De 1981 a 2000 trabalhou na Embrapa-Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, tendo experiências na área de Administração, com ênfase em Administração de Pessoas, Mercadologia e Gestão Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: A empresa pública e o conceito de Marketing, Desenvolvimento Organizacional e Humano, Qualidade e eficiência na Administração Pública, Gestão de Processos Gerenciais, Modelo de Gestão Estratégica com base no Balanced Scorecard, Plano de Capacitação e Gestão por Competência como política de capacitação do pessoal administrativo da Embrapa.

07.Me. Jonas Rodrigo Gonçalves (membro interno).

Afiliação Institucional: Faculdade Processus (DF); Universidade Paulista (SP); Faculdade CNA (DF); Faculdade Sena Aires (GO); Editora JRG (DF). E-mail: professorjonas@gmail.com.

Doutorando em Psicologia (Cultura Contemporânea e Relações Humanas); Mestre em Ciência Política (Políticas Públicas, Direitos Humanos e Cidadania); Especialista em Revisão de Texto; Especialista em Didática do Ensino Superior em EAD; Especialista em Formação em Educação a Distância; Especialista em Docência na Educação Superior; MBA em Gestão do Agronegócio; Licenciado em Filosofia, Sociologia e Letras (Português e Inglês). Escritor, editor e revisor.

08.Daniarly da Costa (membro interno)

Afiliação Institucional: Editora JRG (DF).

Licenciatura em Geografia pela Universidade Anhanguera. Cursou extensão universitária na Faculdade Processus em Português Jurídico; Redação Oficial; Ortografia Oficial e Novo Acordo Ortográfico; Língua Portuguesa: análise sintática da oração e do período; Vírgula e outros sinais de pontuação. Membro do conselho editorial da Revista JRG de Estudos Acadêmicos. Membro dos grupos de pesquisa da Faculdade Processus: Português Jurídico; Língua Portuguesa e Carreiras Públicas; Direito e Políticas Públicas. Coautor dos livros Ética geral e profissional: ensaios e reflexões (editora Processus); Enfermagem e Mercado de Trabalho: tópicos de atuação profissional (editora Sena Aires); Questões comentadas de Língua Portuguesa em Concursos Públicos (editora Processus). Coautor do artigo Perspectivas de uma educação ideal em um colégio real: a importância da contextualização no ensino da Matemática, pela Revista Processus.

 

09.Esp. Rosilene da Silva Moura (membra externa)

Afiliação Institucional: Universidade de Brasília (DF).

Especialista em Revisão de Texto, pela Faculdade Processus; em Neuropedagogia, pela Faculdade Phênix de Ciências Humanas e Sociais do Brasil (ASSESB); e em Alfabetização e Letramento, pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB). Cursou extensão universitária na Faculdade Processus em Língua Portuguesa: análise sintática da oração e do período; Vírgula e outros sinais de pontuação. Membra externa do conselho editorial da Revista JRG de Estudos Acadêmicos, ISSN: 2595-1661 (Editora JRG).

10.Roseli Aparecida Gonçalves (membra externa)

Afiliação Institucional: Universidade de Brasília (DF).

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB). Cursou extensão universitária na Faculdade Processus em Português Jurídico; Redação Oficial; Ortografia Oficial e Novo Acordo Ortográfico; Língua Portuguesa: análise sintática da oração e do período; Vírgula e outros sinais de pontuação. Membra externa do conselho editorial da Revista JRG de Estudos Acadêmicos, ISSN: 2595-1661 (Editora JRG). Membra dos grupos de pesquisa da Faculdade Processus: Português Jurídico; Língua Portuguesa e Carreiras Públicas; Direito e Políticas Públicas. Coautora do livro Ética geral e profissional: ensaios e reflexões (editora Processus).